Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

GNR realiza operação “Censos Sénior” até 15 de novembro

Ação pretende sinalizar geograficamente esta população, para criar um apoio mais próximo e dirigido, e um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR, para o incremento do sentimento de segurança.

Foto de arquivo

Até ao próximo dia 15 de novembro, cerca de 400 militares da GNR vão realizar, em todo o país, ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de a informar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança.

A ação enquadra-se na Operação “Censos Sénior 2024”, que começa hoje, dia 1 de outubro, e é levada a cabo por rostos já bem conhecidos da população sénior e que habitualmente os visitam ao longo de todo o ano, numa ação de proximidade.

Em comunicado, a GNR destaca que, este ano, o período da operação será prolongado, salientando que é fundamental “alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências”, reforçando comportamentos de segurança.

A Operação, que acontece em simultâneo com a celebração do Dia Internacional do Idoso, que se assinala hoje, 1 de outubro, é desenvolvida por militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR e pretende igualmente “prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais” e capacitar adultos para a utilização da internet.

Na edição de 2023 foram sinalizados, em todo o país, 44.114 idosos, dos quais 1.024 no distrito de Leiria. Tratam-se de pessoas que vivem sozinhas e/ou isoladas, ou em situação de vulnerabilidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados