O edifício da antiga Pousada da Juventude de Leiria, situado no largo Cândido dos Reis (Terreiro), vai passar a ser gerido pelo município, que há muito reclama a sua cedência por parte do Estado.
A autarquia pretende reabilitar o edifício para ampliar a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, como anunciou em 2022.
A transferência do imóvel, que encerrou como pousada em 2012, é formalizada esta segunda-feira, dia 7, sendo este um dos 27 edifícios públicos sem utilização ou devolutos que o Governo acordou transferir para 17 municípios com vista à respetiva gestão.
Segundo nota do Ministério das Finanças, citada pela Lusa, os edifícios em causa representam um valor global de 8,5 milhões de euros.
“Entre outros fins, os imóveis que fazem parte deste programa vão ser destinados a habitação a custos controlados, atividades de turismo e natureza, apoio à terceira idade e fins culturais e instalação de casas de apoio aos sapadores florestais”, explica ainda a tutela.
Além de Leiria, também Ourém é um dos municípios abrangidos por estes acordos, que incluem ainda Almeirim, Arcos de Valdevez, Castro Verde, Lamego, Moura, Portimão, Sabugal, Santo Tirso, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Sintra, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras e Vila Pouca de Aguiar.