O guitarrista clássico Ricardo Alves Pereira, de Leiria, inicia este sábado, 12 de outubro, uma digressão pelo património da Rota do Românico, no norte do país, num ciclo de quatro concertos de música medieval comentada em espaços de Penafiel, Lousada, Baião e Resende.
O mote é “O Livro do Rei”, projeto em que o músico e investigador promete “uma viagem ao passado através do som de instrumentos históricos”.
“Falar-se-á sobre o rei Alfonso X, o Sábio, avô de D. Dinis, e Santa Maria, a partir de várias perspetivas, com uma seleção de obras das ‘Cantigas de Santa Maria’ que exemplificam a sua ligação com as gentes, a natureza, a política, o divino e, até mesmo, os músicos da era medieval”, antecipa Ricardo Alves Pereira, numa publicação no Facebook.
O primeiro concerto é este sábado, no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel. Domingo, dia 13, o músico atua na Igreja de Valadares, em Baião, seguindo-se, no dia 19, novas atuações no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e no dia 20, na Igreja do Barrô, em Resende. Todos os momentos têm entrada livre.
Neste ciclo de concertos, além da interpretação a solo de Ricardo Alves Pereira, que dará a ouvir a música da Idade Média, o elemento do grupo The Wandering Bard Ensemble comentará o programa a apresentar.
Dia 19 de outubro, em Lousada, o concerto no Centro de Interpretação do Românico será precedido por uma palestra dedicada a Alfonso X (1221-1284) e às suas “Cantigas de Santa Maria”, “uma das fontes mais importantes sobre a vida na Idade Média”, salienta o músico.