Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Peniche

Lançado concurso de 3,1 milhões de euros para construir residências universitárias em Peniche

Ao todo, o IPL prevê investir 25 milhões de euros financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em residências estudantis para ampliar a oferta para quase 1.200 camas.

Foto: Joaquim Dâmaso

O Politécnico de Leiria (IPL) vai investir 3,1 milhões de euros na construção de duas novas residências para estudantes em Peniche, estando já a decorrer o concurso público, confirmou ontem a instituição.

Em resposta à agência Lusa, o IPL esclareceu que a empreitada lançada a concurso em 20 de setembro consiste na construção de duas novas residências, com capacidade para 44 camas em cada uma.

“Temos cerca de 50 camas nas duas residências existentes e este projeto permite triplicar a oferta para fazer face à procura por alojamento estudantil”, afirmou à Lusa Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, pertencente ao IPL.

O responsável explicou que, devido “à elevada procura turística, há dificuldades em encontrar alojamento” em Peniche e, por isso, o IPL decidiu investir nas novas residências para “dar resposta às necessidades das famílias” e, assim, tornar as escolas do politécnico de Leiria mais atrativas aos estudantes.

A construção das novas residências irá prolongar-se por um ano, depois de assinado o contrato com o empreiteiro, segundo o anúncio do concurso lançado em 20 de setembro.

Ao todo, o IPL prevê investir 25 milhões de euros financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em residências estudantis para ampliar a oferta para quase 1.200 camas.

“Com o aumento do alojamento disponível, será possível minimizar os custos diretos dos estudantes e das suas famílias, com especial ênfase para os estudantes em situação de vulnerabilidade social e económica”, indicou o IPL à Lusa em maio.

Em Leiria, a instituição de ensino superior vai construir uma nova residência, com capacidade para 158 camas, num terreno adjacente aos serviços centrais da instituição.

O estudo prévio, orçado em 5,2 milhões de euros, está pronto a ser lançado a concurso de conceção e construção e deverá ser entregue ao vencedor “dentro dos próximos dois anos”, contando com um prazo de execução de outros dois anos.

O IPL vai também reabilitar uma das atuais residências em Peniche, assim como o Edifício de Santo Estêvão, em Leiria, para o transformar em residência para estudantes (101 camas), e a residência Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.

A instituição de ensino superior tem também prevista a construção de uma nova residência nas Caldas da Rainha, com capacidade para 68 camas, e de outra em Pombal, com 42 camas.

Os atuais quatro edifícios do complexo residencial de Leiria, junto aos serviços centrais, vão também ser requalificados, dotando-os de capacidade para 458 camas.

Até ao final do ano, o IPL espera ainda adjudicar as obras de reabilitação da atual residência de Peniche (58) e da residência Mestre António Duarte, em Caldas da Rainha (104).

O investimento insere-se no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado através do PRR, destinado a apoiar os estudantes deslocados, disponibilizando alojamento condigno com custos mais reduzidos.

O IPL possui escolas superiores em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche e núcleos de formação na Marinha Grande, Torres Vedras e Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados