Pelo terceiro ano consecutivo a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Maceira, mantém a liderança regional nos exames nacionais do secundário, realizados em 2023, sendo a sexta melhor escola pública a nível nacional.
Corria o ano de 1985 quando a Escola Preparatória de Maceira abria as portas pela primeira vez, com quase 400 alunos.
Embora inicialmente não estivesse previsto, acabou por lecionar o 5º, 6º e 7º anos.
Hoje, com várias etapas pelo meio, a escola mudou o nome e oferece formação até ao 12º ano, entre outras valências.
Apesar de uma maior oferta formativa, quase 40 anos depois, as instalações desta escola tiveram poucos melhoramentos.
A tipologia de construção é característica dos anos 1980, que consistia em blocos de salas de aula isolados e um edifício principal para os serviços administrativos, sala dos professores, refeitório, bar, biblioteca, etc.
Este modelo de construção, supostamente originário dos países nórdicos, permitia aumentar o número de alunos, sem afetar as estruturas existentes, construindo para isso um ou mais blocos de salas.
Mais tarde verificou-se que as velhinhas escolas tipo “hospital” seriam muito mais confortáveis e com melhores condições acústicas que este modelo adotado.
A escola de Maceira teve recentemente algumas obras de melhoramento. Foi substituída a cobertura em fibrocimento nos blocos e no edifício principal. A cozinha e o refeitório foram também requalificados.
Muito falta fazer para termos uma escola confortável e acolhedora.
As salas de aula necessitam ser totalmente remodeladas: os alumínios das portas e janelas necessitam ser substituídos, falta aplicar isolamento a nível acústico e térmico e aplicar sistemas de aquecimento económico.
As disciplinas de Música e trabalhos manuais são lecionadas em duas salas pré-fabricadas que, no início, foram instaladas provisoriamente. Passados todos estes anos ainda se mantêm sem as condições mínimas de utilização.
Com a alteração demográfica na região e o consequente aumento do número de alunos também as salas de aula são insuficientes.
É ainda necessária uma biblioteca a sério e não uma casinha de bonecas com pouca utilidade para o efeito, como a que existe atualmente, que serve de sala de aulas.
Esperamos que a tutela responsável pelas instalações escolares, a curto prazo, proceda à requalificação geral desta escola em Maceira, pois as obras são urgentes.
Conforme podemos verificar pelos resultados divulgados, os alunos deste estabelecimento de ensino têm mostrado trabalho muito positivo, naturalmente fruto do empenho dos alunos, mas também dos professores.
Estou certo que no ranking das melhores instalações públicas escolares a Escola Henrique Sommer de Maceira fica muito longe dos lugares cimeiros, mas esse não depende do empenho nem da vontade dos mesmos.
Rui Fernandes
Maceira, Leiria