A Câmara de Figueiró dos Vinhos vai investir 200 mil euros num projeto de ordenamento do território, que conta com a comparticipação do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020) quase na sua totalidade.
“Mosaicos de parcelas de gestão de combustível no concelho de Figueiró dos Vinhos” é um projeto de ordenamento florestal elaborado pela autarquia, que conta com um investimento de 200.525,22 euros e uma comparticipação de 190.498,96 euros pelo PDR2020.
A operação prevê executar um conjunto de intervenções de gestão de combustível, incluindo controlo de vegetação espontânea, corte e trituração de vegetação superabundante, manual e mecânica numa área de cerca de 122 hectares, na zona de Fragas de São Simão, Casal de São Simão, Salgueiro da Lomba e áreas adjacentes, adianta uma nota de imprensa.
O projeto prevê também a redução de densidades excessivas em povoamentos jovens, desramações com motosserra, entre outras.
Segundo a autarquia, o objetivo é garantir “uma menor vulnerabilidade da propriedade ao incêndio florestal, incrementar a presença humana nas áreas arborizadas, revitalizar as parcelas, introduzindo a componente de uso múltiplo da floresta, criar um espaço natural valorizando a vertente didático pedagógica para a população e potenciar o valor paisagístico e dinamizar a componente de recreio das Fragas de S. Simão”.
Os trabalhos já se encontram a decorrer na zona do Fato, Miradouro do Casal São Simão e junto à fonte na estrada municipal 237.