Música, teatro, performance e cinema marcam a despedida da 29ª edição do festival Acaso. Até domingo, dia 27, há quatro dias recheados de espetáculos para celebrar em Leiria várias artes.
Já hoje, quinta-feira, 24 de outubro (21h30, 7 euros, M6), Iúri Oliveira leva “Manifesto” ao Teatro Miguel Franco. Em torno do músico, o público é convidado a descobrir o mais recente trabalho – a lançar em 2025 – em que o percussionista se expressa pelas peles, águas, paisagens e silêncios. Uma viagem por sonoridades, texturas, ritmos e timbres num espetáculo imersivo.
“DizContos” é a segunda proposta da semana. Na sexta-feira, dia 25 (21h30, 7 euros, M14), o moçambicano Klemente Tsamba leva também ao Teatro Miguel Franco um solo inspirado em histórias de migração dos jovens moçambicanos que partem em busca dos seus sonhos na vizinha África do Sul. Uma performance próxima da autobiografia, que revela um país marcado pela guerra civil.
Teatro há também no sábado, dia 26 (21h30, 5 euros, M12), com o Teatro Amador de Pombal a contar no Espaço Nariz Teatro a história de “J elevado a 2”, a partir do livro “O Evangelho Segundo São Jotas”.
A festa de encerramento deste Acaso está agendada para domingo, dia 27, no Espaço Nariz Teatro. A partir das 17 horas, há música e performance no Micro Festival “O Portão” e, às 18h30, apresentação do filme “O mister da Estrada”, de António Cova.