O concurso para ampliação do Centro Infantil do Centro Social Paroquial dos Pousos, para duplicação dos lugares na creche, foi lançado na passada semana, por cerca de 1,2 milhões de euros.
A empreitada, a realizar em 11 meses, conta com apoio financeiro do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) na ordem dos 364 mil euros e do município.
Segundo adiantou em agosto a diretora técnica do Centro Infantil ao REGIÃO DE LEIRIA, o projeto prevê a criação de 60 novas vagas e a requalificação dos 62 lugares existentes, totalizando 122 vagas.
“Vamos requalificar todo o edifício que já tem 40 anos”, apostando na reorganização do espaço, incluindo refeitório e zonas comuns, explicou por sua vez Lúcio Roda, presidente da direção da instituição.
“Vamos socorrer a crédito bancário e há da parte do município [Leiria] o compromisso de também poder apoiar, com um financiamento, cujo valor desconhecemos ainda, mas o compromisso é ser linear com aquilo que tem sido a comparticipação a outras instituições”, explicou o dirigente.
No pré-escolar, “haverá um pequeno ajuste”. A capacidade atual é para 73 crianças, número que subirá para 75 com a requalificação das salas.
A intervenção não só irá aumentar o número de salas novas, como remodelar as atuais, bem como as áreas de convívio, refeitório e sanitários, que serão “ajustadas ao aumento de lugares”, precisou.
Também o edifício será beneficiado e ampliado, num terreno próprio, cedido em tempo pela Câmara de Leiria à instituição.
Com um prazo de execução previsto para 11 meses, Lúcio Roda acredita que as obras deverão iniciar-se em janeiro de 2025 e terminar no final desse ano.