A Black Box – Plataforma de Criação Artística de Leiria foi distinguida esta quinta-feira, dia 24, com uma menção honrosa na categoria de Arquitetura de Interiores dos Prémios do Imobiliário Expresso/SIC Notícias.
A cerimónia de entrega, na qual é reconhecida a excelência e inovação em projetos de todo o país, decorreu no emblemático Palácio Nacional de Mafra e a vereadora Anabela Graça esteve no evento.
A edição de 2024 do concurso contou com 72 candidaturas, mais 18 do que no ano passado, abrangendo áreas como reabilitação, espaço público, sustentabilidade e inovação na construção.
A Black Box, idealizada pelo arquiteto Carrilho da Graça e situada no antigo Paço Episcopal, destacou-se pelo seu “foco no acolhimento e produção de espetáculos de artes performativas, com ênfase em propostas experimentais e multidisciplinares”.
Inaugurada a 22 de maio, até setembro a Black Box já recebeu seis performances e residências artísticas de teatro, 22 eventos musicais e duas apresentações de dança, atraindo mais de 1300 espetadores, o que representa uma média mensal superior a 300 pessoas, informou a autarquia.
Com cerca de 2.000 metros quadrados distribuídos por três pisos, a Black Box preenche uma lacuna significativa na oferta de espaços para a criação cultural em Leiria e na região, promovendo a cultura contemporânea.
“A distinção atribuída pela Expresso e SIC Notícias à Black Box reflete a qualidade deste projeto, que se assume como um recurso fundamental para as estruturas criativas do nosso concelho e para o público”, afirmou Anabela Graça.
Os Prémios do Imobiliário Expresso/SIC Notícias, criados em 2019, reconhecem anualmente as melhores iniciativas no setor imobiliário em Portugal. Este ano foram entregues 21 distinções aos melhores projetos realizados em 2023.