A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza, este domingo, dia 27, a primeira edição da caminhada nacional “Pare o AVC, junte-se a nós”, que vai acontecer, em simultâneo, em mais de 30 localidades de todo o país. Na região, a iniciativa acontece na Batalha, com início às 10 horas, junto ao edifício da Câmara Municipal da Batalha.
A ação visa promover “hábitos de vida saudável e aumentar o conhecimento sobre os sinais de alerta, fatores de risco e medidas preventivas do Acidente Vascular Cerebral (AVC)” e surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial do AVC, que se celebra anualmente a 29 de outubro.
“Convidamos todos a vestir a cor vermelha ou branca, simbolizando a nossa luta comum contra o AVC. Esta caminhada é uma oportunidade para todos, independentemente da idade ou condição física, se unirem a esta causa”, sublinha a neurologista Cristina Duque, embaixadora nacional da SPAVC para o Dia Mundial do AVC.
A caminhada tem como foco principal a sensibilização para os fatores de risco modificáveis, destacando a importância da atividade física como uma das estratégias mais eficazes na prevenção do AVC. A atividade física regular, com uma média de 25 minutos por dia ou 3 horas por semana, reduz o risco de AVC em cerca de 40%, esclarece a SPAVC, em comunicado.
A caminhada nacional “Pare o AVC, Junte-se a Nós” irá realizar-se em 30 localidades. Os participantes interessados devem inscrever-se aqui.