Arrancam amanhã as comemorações do Dia do Município de Pombal, que se celebra a 11 de novembro. Pelas 15 horas, será inaugurada a exposição “Azul”, de Maria João Gomes no Museu de Arte Popular Portuguesa.
Na sexta-feira, realiza-se o 1º Fórum Invest no Teatro-Cine de Pombal, a partir das 9h15. O programa desse dia termina com um concerto de cordas contemporâneo, na Casa Varela, pelas 21 horas.
No sábado, dia 9, a Biblioteca Municipal de Pombal acolhe a apresentação do Índice de Sustentabilidade Municipal, pelas 15h30, seguida de uma visita à empreitada de limpeza e conservação do rio Arunca. As festas voltam a fechar com uma atuação musical, às 21h30, desta vez com Carolina Lopes no Teatro-Cine.
No domingo, realiza-se o primeiro convívio de motas do concelho, com ponto de partida na sede do Grupo Motard Marquês de Pombal, às 8h30. A partir das 14 horas, a animação está a cargo do Domingão, da SIC, que vai passar por Abiul, Redinha, Pelariga e Almagreira. À tarde, há feira de São Martinho no Jardim do Cardal (15 horas) e a fechar concerto de Katia Guerreiro, no Teatro-Cine de Pombal (21h30).
O Dia do Município será marcado pelo hastear da bandeira, eucaristia em honra de São Martinho, batismo de novos sócios do Grupo Motard Marquês de Pombal, concentração e passeio de carros antigos e uma arruada protagonizada pelas filarmónicas do concelho. Às 11h15, arranca a sessão solene, na qual serão homenageadas várias personalidades do concelho, e haverá uma intervenção do presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco.
A programação termina com um magusto comunitário no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal, aberto a toda a comunidade. Programa completo em www.cm-pombal.pt.
Inaugurada unidade de convalescença
Um dos pontos altos das comemorações será a inauguração da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal, na sexta-feira, a partir das 16 horas, com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins. As obras tinham terminado em setembro, mas estava em curso o “processo de recrutamento dos profissionais”.
A criação da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal foi um investimento de cerca de 950 mil euros, que inclui obras e equipamentos.
Pelas 17 horas do mesmo dia, serão ainda assinados contratos de financiamento de novas unidades de saúde no concelho.