Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Cultura Exclusivo

Até 2027 os bebés vão “escrever” música em projeto internacional liderado por Paulo Lameiro

Leiria lidera o projeto internacional “Amplify”, que promove o encontro entre 14 parceiros de oito países para criar ferramentas que querem tornar mais rica a relação dos bebés com pais e músicos.

Domingo, dia 3, no Teatro Miguel Franco, no final dos Concertos para Bebés com Surma, de Débora Umbelino (ao centro, na foto), foi apresentada a nova Cooperativa Paulo Lameiro e o projeto “Amplify”, que junta especialistas individuais, universidades, programadores e instituições de produção musical de Portugal, Noruega, Itália, Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Irlanda e França. Em conjunto, vão pensar e criar ferramentas que visam estreitar a relação entre bebés e pais e músicos, recorrendo a tecnologias inteligência artificial e de realidade aumentada. Internacional também foi a plateia que lotou a sala: até de Vigo veio uma família para assistir ao espetáculo “Totalmente nós” com Surma

“Yábabáp bá”, “Ssssssuuuuu”, “Abraaaaa”, “Pfrrutchhhhh”, “Mannnnn”, “Uuuuuuiiir”, “Yá pápápá yá”. É longa e rica a coleção de interjeições das crianças aos momentos vividos ao longo dos 32 anos de atividade do Berço da Artes da SAMP e dos 26 anos de Concertos para Bebés da Musicalmente. Também sempre houve bebés que dançam, caminham, correm, procuram o toque dos instrumentos ou se espantam com as misturas de música, movimento e cor. Os Concertos para Bebés vivem disso e da reação dos músicos e outros performers essa espontaneidade pueril.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados