Da música para bebés entoada por Bia Maria ao almoço sénior, há dezenas de atividades na 18ª edição do festival “O Chícharo da Serra”, pensadas para todas as faixas etárias.
Este ano, são muitas as novidades no festival que anima Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria, com uma programação cultural, desportiva e gastronómica, dando especial ênfase ao chícharo, entre os dias 14 e 18 de novembro.
De forma a “introduzir mais atividades ao nível da animação” e “estimular a criatividade das crianças”, o “Chícharo kids” dá lugar ao “Kids Andamente”, com música para bebés, contos, marionetas, pinturas faciais, showcookings, oficinas criativas, jogos tradicionais e ainda uma discoteca para crianças. A ideia, explica Cátia Reis, da ForSerra, responsável pela organização do festival, é que enquanto os pais aproveitam as “Noites do Chícharo”, os mais novos possam divertir-se na discoteca destinada a crianças a partir dos 6 anos. A programação do “Kids Andamente” divide-se entre 15 e 17 de novembro.
O festival ganha também em 2024 um segmento dedicado a idosos, com a realização de um almoço sénior na sexta-feira, dia 15, pelas 11h30; seguido da atuação do grupo de cavaquinhos do Viver Activo, pelas 13h30, e um showcooking a partir das 14 horas. Segundo Cátia Reis, estão inscritas nestas atividades 19 instituições da região de Leiria.
A organização pretende que o festival não seja associado “apenas a gente nova”. “Queremos ter uma programação para todos”, frisa a responsável.
Entre quinta-feira, dia 14, e domingo, dia 17, decorrem também as habituais “Noites do Chícharo”. Pharol, Saint (dia 14), O Turista, T-Rex, Strangers, Ziko (dia 15), Funkoff, Profjam, Pete tha Zouk (dia 16), Quim dos Apitos, Elsa Gomes & Dr. Rex, dj Da Wish (dia 17) são os artistas convidados.
No palco secundário, haverá animação de grupos populares e organistas.
Para os amantes do desporto, realiza-se no sábado, dia 16, o sétimo trail do festival e no domingo, dia 17, a final do torneio social Chícharo Padel.
Cerca de 30 artesãos e empresas participam no pavilhão do artesanato.
Este ano, voltam a ser confecionadas três toneladas de chícharo e duas toneladas e meia de bacalhau pelas associações locais, das mais variadas formas: em pratos principais e sobremesas, com algumas iguarias novas.
O festival “O Chícharo da Serra” surgiu em 2005 com o objetivo de promover e contribuir para o desenvolvimento e dinamização da freguesia. A organização é da responsabilidade da ForSerra – Associação Desenvolvimento e Gestão Património de Santa Catarina da Serra, com o apoio de várias entidades civis, nomeadamente o município de Leiria, a União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça e várias associações locais. Mais informações em www.ochicharodaserra.com.
Os bilhetes para o festival estão disponíveis aqui.