São 107 anos de existência e nove anos de reabertura que o Museu de Leiria festeja esta semana, oferecendo aos visitantes várias atividades até domingo.
Hoje, quarta-feira, a celebração arrancou com o teatro de marionetas da companhia Valdevinos. “O menino do Lapedo – Uma história da Pré-História” é apresentado também esta quinta-feira, 14 de novembro, em sessões às 11 horas e 14h30.
Esta sexta-feira, dia 15, o Museu de Leiria abre portas para o lançamento do livro “A criança do Lapedo” em Língua Gestual Portuguesa, numa cerimónia às 10 horas. À tarde, a partir das 14h30, a performance para famílias “O Rebelde do Lapedo” é apresentado por Inesa Markava e Laura Perdomo, numa coprodução do museu com a SAMP.
Para sábado, o dia é reservado a refletir e discutir as diferenças entre o quotidiano de Portugal no tempo da ditadura, em mais uma conferência da ConceptCon, intitulada “Antigamente é que era bom!”, entre as 10 e às 19 horas. À noite, às 21h30, a celebração do aniversário estende-se à “vizinha” Igreja de Santo Agostinho, que recebe o concerto do grupo coral Schola Cantorum Colegiada de Cedofeita.
Para domingo, a manhã é reservada para aprender a fazer gravura em modo sustentável, com Lisa Teles. É a partir das 10h30.
À tarde, o último dia da festa do museu encerra com mais um espetáculo do ciclo Capítulo. Desta vez é o britânico Scott Matthews que se apresenta na Sala do Capítulo, num concerto já com lotação esgotada.
Todas as atividades têm entrada livre, mas recomenda-se inscrição prévia, pelo e-mail museudeleiria@cm-leiria.pt ou telefone 244 839 677.
Museu de Leiria com sete propostas num aniversário recheado e diversificado
Até domingo, dia 17 de novembro, há marionetas, um livro inclusivo, performance, uma conferência “Antigamente é que era bom!”, oficina e música.