A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, ontem, em Leiria, 28 quilogramas de produtos de tabaco e 1.800 artigos contrafeitos, numa ação de prevenção criminal no âmbito do combate à venda e circulação de artigos contrafeitos nas redes sociais.
A ação, realizada pela ASAE, através da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, foi executada em dois locais distintos no concelho de Leiria, na sequência de seis mandados de busca e apreensão, um domiciliário, um não domiciliário e os restantes em quatro viaturas.
Em comunicado, a ASAE explica que o operador comercializava os artigos “através da rede social Facebook, a partir do seu domicílio e também em uma loja física”.
Durante a operação, foram apreendidos um tablet, um telemóvel, e um ringlight “utilizados para a realização de transmissões ao vivo no Facebook para a comercialização dos artigos”, assim como 1.800 artigos de vestuário e calçado, “ostentando marcas reconhecidas” e 176 euros em numerário.
Foram também apreendidos “28 kg de produtos de tabaco”, cujo valor comercial ultrapassa 6 mil euros, “sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em termos de Imposto sobre o Tabaco (IT)”.
O valor total da apreensão ascende a 52.300 euros e a ASA, que contou com a colaboração da PSP de Leiria, diz estar atenta no “combate à economia paralela”.
A ação decorreu inserida na campanha #Portugal Sempre Seguro, que “visa aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos”, em cooperação com as Forças e Serviços de Segurança e Autoridades do Estado e sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna (SSI).