O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é a décima instituição de ensino superior mais empreendedora do país, com um investimento em start ups no valor de 59,7 milhões de euros em start-ups criadas por 124 alunos. Os dados são revelados pelo ranking das Universidades Empreendedoras de Portugal 2024, da Startup Portugal.
O documento revela quais as instituições com mais startups fundadas por antigos estudantes e o Politécnico de Leiria surge na décima posição, num ranking liderado pela Universidade Católica.
O ranking baseia-se em dados da Plataforma de Mapeamento do Ecossistema da Startup Portugal, em parceria com a Dealroom, e inclui critérios como o número de startups fundadas, o volume de financiamento captado e a criação de unicórnios.
“Somos inovadores na nossa oferta formativa, no fomento de uma investigação de qualidade e na criação de uma forte ligação à sociedade e ao tecido empresarial, assumindo-nos como um parceiro proativo, facilitador e promotor de atitude empreendedora”, afirma Carlos Rabadão, presidente do IPLeiria, comentando os dados revelados pelo ranking.
De acordo com o ranking, dos antigos estudantes do Politécnico de Leiria, 124 foram responsáveis pela fundação de start-ups, sendo 85 em Portugal e 39 fora do país.
A Universidade Católica com 409 alunos fundadores de start-ups lidera o ranking, seguida pela Universidade de Lisboa (343) e a Universidade do Porto (337). Leiria consegue o segundo lugar entre os politécnicos, logo a seguir ao Politécnico do Porto, nono no ranking, com 130 alunos empreendedores.