Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

ONU Turismo atribui a Óbidos prémio de melhor vila turística

A distinção da ONU Turismo é válida por três anos e Óbidos pode recandidatar-se na próxima edição.

O prémio foi entregue em Cartagena das Índias

A ONU Turismo atribuiu na passada semana o galardão “Best Tourism Villages 2024” a Óbidos, entre 260 destinos de mais de meia centena de países, durante a 27.ª sessão da assembleia-geral da antiga Organização Mundial do Turismo, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

O prémio visa “valorizar o turismo como uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades, com o intuito de valorizar e preservar as aldeias de cariz rural e promover estratégias inovadoras alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica o município de Óbidos.

Nas três edições que antecederam a atual, a ONU Turismo recebeu 600 candidaturas de 100 países e, neste momento, a rede “Best Tourism Village” reúne 186 membros em todo o mundo. Além de Óbidos, classificada como um “museu vivo de história e arquitetura”, foi também distinguida Santa Cruz da Graciosa, nos Açores.

“Esta distinção é o reconhecimento claro de que estamos comprometidos com a defesa da nossa identidade e património histórico, sendo mais um motivo de orgulho para os obidenses e para todos os que têm trabalhado no sentido de preservar a identidade de Óbidos como um destino singular e uma referência internacional no turismo sustentável”, refere o presidente do município, Filipe Daniel.

Na sua perspetiva, a chancela da ONU Turismo representa um “acréscimo de responsabilidade para a autarquia, mas também para os operadores privados que têm intervenção no território”. Por isso, garante o “empenho total na preservação histórica”, estando em curso “vários projetos inovadores que vão valorizar o concelho e o sector do turismo, que tem uma importância crescente na economia local e nacional”.

Este ano concorreram seis dezenas de destinos turísticos portugueses. A distinção da ONU Turismo é válida por três anos e Óbidos pode recandidatar-se na próxima edição.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados