“Leiria na censura” é o título do novo livro de Joaquim Santos, que vai ser apresentado este sábado, dia 30, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
A obra aborda a ação da censura na cidade do Lis, tendo como foco a imprensa local, designadamente os jornais O Mensageiro, A Voz do Domingo e o REGIÃO DE LEIRIA. E debruça-se também sobre a estreita articulação entre os órgãos de censura em Lisboa e os respetivos delegados locais, incluindo a polícia e outras entidades públicas de Leiria.
Neste novo livro, o jornalista de Leiria apresenta também um conjunto de documentos e fotos inéditas sobre o pós-25 de Abril de 1974, nomeadamente da manifestação de apoio ao Movimento das Forças Armadas, que ocorreu na praça Rodrigues Lobo; ou a resistência em Monte Real e o impacto da Revolução dos Cravos em Leiria. A visita de Sá Carneiro à cidade do Lis em 1980 também está ilustrada.
Além das fotografias, da reprodução de artigos de jornais e outros documentos que mostram as transformações ocorridas na cidade entre 1970 e 1980, o livro contempla entrevistas com personalidades que marcaram os acontecimentos de Abril, como Tomás Oliveira Dias, António Zúquete e Edgar Carvalho.
A apresentação da obra acontece este sábado às 17 horas e a entrada é livre.