Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Sociedade

Porto de Mós aprova “maior orçamento de sempre” no valor de 41 milhões de euros

Para 2025, está previsto um investimento de 7,5 milhões de euros nas obras da Escola Secundária de Porto de Mós.

A Câmara de Porto de Mós aprovou o “maior orçamento de sempre” para 2025, no valor de 41 milhões de euros, apoiado nos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com os votos contra do PS.

“Vamos ter o maior orçamento de sempre: 41.066.000 euros [29,6 milhões de euros em 2023]. Está 40% acima do orçamento do ano anterior e tem um reforço significativo de receita e despesa. Está inflacionado pela obra da Escola Secundária de Porto de Mós. Só para o próximo ano estão previstos cerca de 7,5 milhões de euros, o que é bastante significativo”, adiantou à Lusa o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala (PSD).

Segundo o autarca, Porto de Mós, a requalificação da escola secundária contribuirá para uma “educação de excelência”, a “base da evolução e desenvolvimento de um território”.

Jorge Vala revelou ainda que o orçamento será reforçado com a incorporação do saldo de gerência de cerca de dez milhões de euros. “Provavelmente vamos fechar com a maior execução de despesa de capital de sempre, o que tem muito que ver com a excelente execução de fundos comunitários, concluído o quadro comunitário 2020, e também a execução de PRR, nomeadamente, alguma receita da escola, mas também da agenda mobilizadora e dos bairros comerciais digitais”.

O autarca salientou que existe um “conjunto de obras com algum significado”, continuando a educação e ação social a serem “fatores preponderantes na gestão dos dinheiros públicos”.

“Temos um olhar muito especial para as pessoas e para as famílias, no sentido de darmos continuidade a uma estratégia que iniciámos há sete anos, ou seja, fixar pessoas e melhorar a sua qualidade de vida”, explicou.

Nesse sentido, a autarquia insiste na redução e benefícios fiscais, “como é o caso do apoio à natalidade, do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] reduzido e do IMI familiar, mas também da devolução de 50% da receita do IRS [Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares] do município, que corresponde a mais de 600 mil euros”.

Jorge Vala anunciou ainda a entrada em vigor do regulamento de apoio ao arrendamento jovem – complementar ao Porta 65 – e a abertura de uma escola que tinha sido encerrada no passado, em Tojal.

Para o presidente, o aumento da lotação das escolas evidencia o “sucesso da estratégia” de atrair mais população, tendo também associadas questões fundamentais, como o reforço do saneamento básico, a melhoria da qualidade do abastecimento de água e o desenvolvimento de uma estratégia de turismo, de natureza e ativo, integrada num todo da região”, referiu.

Este é um “orçamento equilibrado” e que “aponta para um futuro com prosperidade, dentro de tanta incerteza que existe, sobretudo, ao nível da qualidade de vida das pessoas, que é um objetivo fundamental”.

Os vereadores do PS justificam o voto contra pela “falta de obras estruturantes, que continuam a ser empurradas para a frente”, disse à Lusa Rui Marto.

O autarca socialista lamentou ainda que o orçamento “esqueça a habitação, que tem 80 mil euros em quatro rubricas” e que tenha “abandonado a estratégia local de habitação”.

“Temos uma rede de águas completamente deficitárias e as obras são remetidas para a frente, sem valores definidos, apenas com duas ruas. É um orçamento que engorda para o dobro, mas que não se preocupa com obras básicas, como o saneamento”, sublinhou.

O município de Porto de Mós aprovou a taxa mínima de 0,3% no IMI e a derrama mantém-se em 0,45% para as empresas com um volume de negócios abaixo dos 150 mil euros, e de 1,3% (“abaixo do valor possível de cobrar”) para as empresas com um volume de negócios superior a 150 mil euros.

“Decidimos não alterar as taxas de derrama, dando, desta forma, um sinal às empresas que felizmente se estão a fixar no concelho de Porto de Mós”.

O documento será agora sujeito à apreciação da Assembleia Municipal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados