Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Sociedade

Câmara de Ansião com orçamento de 18 milhões de euros no próximo ano

A finalização da requalificação do centro de saúde e do Mercado Municipal está prevista na lista de investimentos.

O orçamento da Câmara de Ansião para o próximo ano é de cerca de 18 milhões, afirmou hoje o presidente da autarquia do distrito de Leiria.

“Este orçamento foi aprovado ontem [sexta-feira] com maioria, com o voto de qualidade do presidente da Assembleia Municipal, porque houve um empate na votação”, disse António José Domingues (PS).

Para António José Domingues, “num momento importante, numa fase de transação também do quadro comunitário, com um conjunto de investimentos a realizar, seria muito mau para o concelho” não ter o orçamento aprovado, acusando o PSD de não perceber que “o documento é fundamental para realizar” os investimentos “necessários para que Ansião continue a crescer”.

Segundo o autarca, no orçamento, de 18.075.708 euros (um aumento na ordem dos 10% face ao deste ano), “há um valor significativo para investimento”, superior a 6,5 milhões de euros.

Neste campo, realçou a finalização da requalificação do centro de saúde, que “ainda tem uma verba a rondar um milhão de euros para o próximo ano”, a que se soma a requalificação do Mercado Municipal, “um espaço de centralidade e que irá permitir também a continuação” da reabilitação urbana da sede do concelho.

O presidente do município salientou ainda os investimentos no âmbito da Estratégia Local de Habitação, com a construção de sete fogos e, no âmbito do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, a requalificação das primeiras 10 habitações.

Em 2025, o objetivo passa, igualmente, por colocar no mercado os lotes da ampliação do Parque Empresarial do Camporês.

“Temos tido reuniões com empresários que mostram interesse em fixar-se em Ansião e iremos trabalhar afincadamente para que no início do ano seja uma realidade a venda dos lotes”, assegurou.

António José Domingues adiantou que o orçamento também “privilegia a educação, a cultura e o desporto”, e destacou a importância dos apoios sociais, que “têm sido uma marca deste executivo”.

A este propósito, notou que tem havido ao longo dos anos uma diminuição da carga fiscal das famílias, também com o alargamento da isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis de três para cinco anos. No caso das empresas, não há lançamento da Derrama (imposto que incide sobre o lucro tributável).

António José Domingues, que completa o segundo mandato em 2025, admitiu estar a avaliar nova recandidatura.

“Aquilo que vou sentindo na rua todos os dias é um grande reconhecimento pelo trabalho que o executivo está a fazer e isso levar-me-á, com certeza, a ponderar não desiludir as pessoas do concelho de Ansião que acreditam que este executivo, ao fim de oito anos, está a fazer um trabalho importante”, declarou.

Em reunião do executivo municipal, os vereadores do PSD votaram contra o orçamento, que classificaram de “pouco realista e claramente empolado”, e no qual se esperam “encaixar comparticipações comunitárias de obras que nem sequer têm os concursos lançados e que dificilmente serão executadas em 2025”.

Os sociais-democratas expressaram ainda preocupação com o aumento das despesas correntes, “nomeadamente as despesas com o pessoal, que rondam agora os cinco milhões de euros, numa Câmara que terá receitas expectáveis” na ordem dos 12 milhões de euros.

“Este aumento preocupa-nos sobremaneira e pode colocar em causa a nossa capacidade de investimento nos próximos anos”, alertou a oposição, acusando o presidente do município de continuar a “elencar centenas de intervenções/medidas mas não as executa”, facto espelhado no saldo de gerência de cerca de quatro milhões de euros”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados