A Câmara Municipal de Óbidos vai alargar, em 2025, o plano de saúde gratuito a sete mil habitantes do concelho, no qual cerca de 82% da população não tem médico de família, anunciou o município na semana passada.
“O concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde”, divulgou a autarquia, aludindo ao Plano “Óbidos + Saúde”.
O programa, lançado no início deste ano, foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5.931 habitantes recenseados neste concelho do distrito de Leiria.
Inicialmente contratado para 12 mil utentes, o plano é destinado aos cidadãos inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho e aos respetivos descendentes com idade inferior a 18 anos.
Os munícipes inscritos podem usufruir de benefícios como exames complementares de diagnóstico com os preços convencionados, em qualquer parte do país, assim como de cuidados médicos durante cinco horas por dia em quatro dias da semana. Têm ainda acesso 40 horas semanais de serviços de enfermagem prestados nas Piscinas Municipais de Óbidos e nas freguesias de A-dos-Negros e Olho Marinho.
Em 2025, a autarquia decidiu ajustar o procedimento para sete mil utentes, “o que permite uma poupança significativa junto da entidade prestadora do serviço”, explicou a Câmara numa nota à imprensa.
Citado no documento, o presidente da Câmara, Filipe Daniel (PSD), afirmou que “o plano de saúde municipal não resolve todos os problemas, mas ajuda a minimizar algumas questões” no concelho onde a falta de médicos de família é “um dos principais constrangimentos da saúde”.
O plano “Óbidos + Saúde” foi disponibilizado pelo município aos munícipes a título gratuito, sendo apenas necessário fazer a subscrição.
Representou um investimento de 250 mil euros que permite aos seus utilizadores terem acesso a uma rede de mais de 35 mil prestadores de cuidados de saúde.
Os interessados podem ainda proceder à inscrição através do link https://portinsurancecare.pt/obidosmaissaude.