Depois do fracasso nas iluminações de Natal no ano passado, as ruas das freguesias do concelho da Nazaré voltaram a ganhar luz e cor condicentes com esta época festiva do ano. As iluminações traduzem-se num investimento de 55 mil euros da Câmara.
Além das luzes, as ruas da Nazaré também já entraram no espírito festivo com a programação de “A Magia do Natal”, que promete encantar visitantes e dinamizar o comércio local.
Nos próximos dias 14 e 15 de dezembro e 21 e 22 de dezembro, a Sub-Vila transformar-se-á num espaço de celebração natalícia, garante a autarquia.
No ano passado, recorde-se que em vez de luzes em forma de figuras natalícias, as ruas foram decoradas com grandes bonecos de Natal, depois de, no concurso público para a atribuição da iluminação, o vencedor (e único concorrente) ter desistido.
Já em 2022, o município gastou 75 mil euros na iluminação natalícia, mais 20 mil do que o anunciado para este ano. O presidente da Câmara, Manuel António Sequeira, já assumiu, em reunião do executivo, que a época natalícia não é encarada como uma prioridade para o executivo, como acontece com a celebração da passagem do ano, com a Nazaré a ser palco da maior festa da região.
A propósito da programação natalícia, a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré também montou um “Natal Encantado”, no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, num programa que se estende até ao dia 5 de janeiro.
Destaca-se a roda gigante, o mercado de Natal e dois equipamentos para diversão das crianças em substituição da pista de gelo que estava prevista.
De destacar ainda que até 12 de janeiro, os Presépios Tradicionais da Nazaré estarão em exposição no Centro Cultural da Nazaré, uma iniciativa promovida pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.
A mostra, que celebra a tradição dos presépios das famílias católicas, é ainda acompanhada de um programa de animação.