Formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mas sempre soube que queria ser escritora. Maria Francisca Gama, de 27 anos, é de Leiria e vai dirigir a primeira edição de 2025 do REGIÃO DE LEIRIA, onde quer dar destaque aos jovens.
Desde o desporto, passando pela cultura, a saúde, a economia ou o ambiente, quem são os jovens leirienses que se destacam? E será que estão todos a viver em Leiria? Se não estão, o que os faria voltar? Estas são algumas das questões que serão abordadas na edição de 2 de janeiro do próximo ano.
A somar a isso, e como não poderia deixar de ser, o mundo da literatura terá um lugar especial nesta publicação, mas mais do que isto, não poderemos ainda contar.
Além do trabalho de autora, com a mais recente publicação do livro “A Cicatriz”, que vendeu mais de 25 mil exemplares, a diretora convidada é conhecida pelo sensibilização para a leitura realizada através das redes sociais, como o Instagram ou o Tik Tok. É ainda professora de Língua Portuguesa como segunda língua.
Maria Francisca Gama foi, este ano, escolhida pela Forbes para a lista de 30 under 30, na categoria das artes e na sua apresentação considerou a escrita “uma forma de sobrevivência”.
Já assumiram o papel de diretores, o fundador e CEO da Sound Particles Nuno Fonseca (2024), o professor José Artur (2023), o treinador Luís Bilro (2022), a médica Ana Silva (2021), o juiz Álvaro Laborinho Lúcio (2020), o empresário Hugo Ferreira (2019), a coordenadora do CRID Célia Sousa (2018), o maestro Paulo Lameiro (2017), o empresário Joaquim Menezes (2016), o músico David Fonseca (2015) e o bispo António Marto (2010).