O projeto “Ateanha, um Olhar ao Longe”, que permitiu a requalificação da lagoa comunitária da Ateanha e a implementação de um moderno miradouro no cume do monte da aldeia, foi inaugurado no dia 23 de novembro.
Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia de Alvorge, Carlos Anastácio, destacou o empenho e colaboração das entidades e da comunidade na recuperação e melhoria do muro da lagoa e sublinhou “o potencial turístico e cultural das nossas terras” conferido pelo miradouro, “enquadrado na paisagem fantástica sobre o maciço calcário das terras Sicó”.
O projeto, que mobilizou um investimento de cerca de 45.000 euros, financiado em 80% pelo PDR 2020 através da Associação TERRAS DE SICÓ, teve “como objetivo a conservação e valorização dos elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como dos elementos que constituem o património de natureza cultural e social”, completou o autarca.
O presidente da Câmara de Ansião, António Domingues, anunciou que a Ateanha vai ser contemplada na estratégia de renovação de aldeias, projeto que está a ser preparado no âmbito da Intervenção de Base Territorial do Pinhal Interior. Além disso, acrescentou que o Município está a preparar uma Área de Reabilitação Urbana na aldeia, o que trará incentivos fiscais para recuperação de edifícios.