Há 24 anos, a União de Leiria surpreendeu o futebol português com a contratação de José Mourinho e o início da colaboração do Padre David Barreirinhas que rapidamente se transformou numa “figura de referência” do clube leiriense. É com este registo que o sacerdote, convidado deste episódio do podcast “Antes que seja tarde”, continua a ser recordado nas comunidades por onde passa.
David Rodrigues Barreirinhas nasceu em Paris, capital francesa, a 21 de outubro de 1972. Aos cinco anos, regressa à terra natal dos pais emigrantes, a Moita da Roda, na freguesia de Souto da Carpalhosa, concelho de Leiria. A sua vocação despertou ainda em criança, no contexto da família “com raízes cristãs”, e aos 11 anos ingressou no seminário. Salienta não ter sido um sonho, mas “um percurso de descoberta que se foi consolidando ao longo dos anos”.
“Antes que seja tarde”, o pároco partilha o seu percurso por várias paróquias, o gosto pela gastronomia da região, as suas vivências como professor na Escola Afonso Vieira e como consultor espiritual da União de Leiria, assim como o seu projeto de investigação genealógica onde mergulha na história dos seus antepassados.