O Grupo Lusiaves é um dos investidores na mais recente ronda de angariação de investimento que permitiu à Meight arrecadar 3,4 milhões de euros, para impulsionar a expansão europeia desta empresa portuguesa especializada em Plataformas Inteligentes de Transporte (ITP).
“Estamos entusiasmados por contar com o contínuo apoio do Grupo Lusiaves, da Faber e da EIT Urban Mobility, enquanto continuamos a revolucionar a gestão de transportes com soluções inteligentes e preparadas para o futuro”, afirmou Luís Mendes, CEO e cofundador da Meight.
Este investimento permitirá à empresa “expandir a sua presença na Europa e reforçar o planeamento de cargas baseado em inteligência artificial, que já ajuda empresas de transporte a poupar combustível, dinheiro e tempo”, explicou esta terça-feira, dia 17, citado em comunicado da empresa.
Com o financiamento, a Meight pretende “escalar a sua plataforma líder de mercado e introduzir novas funcionalidades destinadas a automatizar e otimizar o processo de gestão de cargas para pequenos transportadores e clientes empresariais”. Além disso, planeia contratar 20 novos colaboradores. Atualmente, opera em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Polónia.
O Grupo Lusiaves confirmou, num comunicado, que a sua subsidiária Lusifrota “tornou-se um dos investidores na Meight”, sublinhando que “a incorporação da tecnologia da Meight permite à Lusifrota continuar a evoluir nas suas plataformas informáticas”.
“A Lusifrota estimulou o crescimento da Meight desde a sua fundação”, dado que a startup “se alinha com a estratégia de sustentabilidade ambiental do grupo”, refere a Lusiaves. Destaca ainda que “o investimento na tecnologia visa, sobretudo, gerir o processo de condução de veículos pesados de carga, aumentando a sua eficiência e segurança”.
Fundada em 1987, a Lusifrota surgiu inicialmente para dar uma resposta mais profissionalizada e adequada às necessidades das empresas do Grupo Lusiaves. Atualmente, a sua principal atividade é o transporte rodoviário de produtos e mercadorias por conta de terceiros.