O jornal REGIÃO DE LEIRIA recebeu ontem, terça-feira, o “Troféu Ética no Desporto – imprensa regional”, como “reconhecimento” dos artigos que o jornal tem publicado, ao longo dos últimos anos, “sobre o Cartão Branco, a sua aplicação, importância e relevância desportiva e social”.
O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), entidade responsável pelo projeto Cartão Branco, explica que tem acompanhado “há vários anos” os trabalhos publicados pelo REGIÃO DE LEIRIA, que considera relevantes para a “divulgação e promoção do Cartão Branco e do desporto pela positiva”.
Segundo o PNED, as peças publicadas têm contribuído, por um lado, “para a redução de atitudes e contextos desportivos negativos” e, por outro lado, “para que os bons exemplos no desporto possam ser cada vez mais notícia na imprensa regional”.
A Cerimónia do Cartão Branco 2024 decorreu no auditório do Centro de Juventude de Lisboa – Expo, em Lisboa, e galardoou ainda o Canal 11 na categoria televisão, a Antena 1 na categoria rádio e o jornal Record na imprensa nacional.
O momento serviu também para distinguir diversas entidades com o Prémio Cartão Branco 2023/2024, com alguns dos premiados a ter ligações à região. A Associação de Futebol de Leiria e a Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco receberam o prémio Cartão Branco – Entidade, a Associação de Basquetebol de Leiria, que aproveitou a cerimónia para assinar o memorando de adesão ao projeto Cartão Branco, e a Associação “Amigos da Montanha” foram premiados como Revelação e Adelino Silva (futebol, Associação de Futebol do Porto) e Leonor Torres (boccia, Desporto Escolar) mereceram o galardão na categoria Árbitros.
A nível nacional existem 85 entidades, entre clubes, autarquias e associações, aderentes ao Cartão Branco, abrangendo 27 modalidades desportivas.
Nos últimos anos foram vários os prémios que os jornalistas receberam no âmbito do Prémio de Imprensa Desporto com Ética, promovido pelo PNED. No ano passado, a jornalista Marina Guerra ficou em 3.º lugar na categoria imprensa regional, com o trabalho “Quanto mais correm, rematam, nadam e apitam, mais adrenalina têm para continuar a fazer exercício”, publicado a 9 de setembro de 2022.
Foi a sétima edição em que o REGIÃO DE LEIRIA foi distinguido neste concurso com trabalhos dedicados aos temas do fair-play, do espírito desportivo e da ética.
Marina Guerra venceu também nas edições de 2014, 2015 e 2018, tendo obtido também a 3.ª posição em 2020 e 2021. Em 2017, o prémio foi arrebatado por Patrícia Duarte.
O Troféu Ética no Desporto é atribuído desde 2012.