Do desenvolvimento de aplicações móveis à análise forense digital, há 20 cursos gratuitos disponíveis no portal Skills4Digital, criado pelo Politécnico de Leiria com financiamento do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Os cursos estão organizadas em módulos curtos e acessíveis e são destinados a alunos de ensino superior, a diplomados, a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, incluindo professores que queriam prosseguir carreira nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Segundo Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, citado em comunicado, as formações conferem entre um a três ECTS (créditos) em formato de microcredenciais e respondem “às reais necessidades do mercado e das organizações”, estando adaptadas “a públicos-alvo com formação de base não tecnológica”.
Cibersegurança; Colaboração, Gestão e Produtividade Digital; Data Science; Desenvolvimento Rápido de Aplicações de Software; Transformação Digital e Tecnologias Emergentes; Práticas Pedagógicas Inovadoras para o Ensino da Informática são alguns dos temas abordados.
A instituição de ensino superior prevê a participação de 1.400 jovens e adultos nas 20 formações até junho de 2026.
O Skills4Digital é coordenado por Ricardo Martinho, pró-presidente do Politécnico de Leiria, que ambiciona que este programa seja “um teaser provocador da modernização da oferta formativa da instituição, acrescentando outros formatos de oferta de conhecimento à comunidade”.
Ricardo Martinho salienta ainda que o projeto irá contribuir para “a modernização de materiais pedagógicos e de infraestruturas e equipamentos, destacando-se a modernização de laboratórios para ensino e reforço de competências digitais”.
Por sua vez, Susana Reis, diretora do Centro de Inovação Pedagógica (CIP) do Politécnico de Leiria, realça que “o Skills4Digital é uma excelente oportunidade para a inovação pedagógica”.
“No entanto, se queremos almejar esta inovação pedagógica, é necessário inovarmos na nossa prática como docentes. E este inovar na nossa prática surge com múltiplas dimensões, sendo duas delas a tecnologia e a pedagogia, que devidamente articuladas em processos de desenvolvimento profissional, como aqueles que o CIP procura apoiar, pode auxiliar esta dinâmica interativa de inovar”, frisa a responsável.
O Skills4Digital, que conta com um financiamento do PRR de 1,5 milhões de euros, foi concebido no âmbito de um consórcio liderado pelo Politécnico de Leiria e constituído por um conjunto de 13 parceiros, como a Nerlei CCI, os municípios de Leiria, Pombal, Caldas da Rainha e Torres Vedras, a Startup Leiria, e distintas empresas e instituições de âmbito nacional e internacional.