Maria Francisca Gama, escritora leiriense e diretora da primeira edição de 2025 do REGIÃO DE LEIRIA, lança um desafio aos leitores: participem.
Com a cidade no pensamento, o convite é claro: imagine-se no papel de responsável pelo marketing de Leiria e crie um slogan que valorize o que de melhor a cidade tem para oferecer – seja para ver, provar ou ouvir. “Queremos ideias criativas”, apela Maria Francisca Gama.
Aos 27 anos, Maria Francisca Gama, natural de Leiria, já deixou a sua marca no mundo literário com o seu livro mais recente, A Cicatriz, que ultrapassou as 25 mil cópias vendidas. Além de escritora, é professora de Língua Portuguesa como segunda língua e utiliza plataformas como Instagram e TikTok para promover a leitura, conquistando públicos jovens e diversificados.
A dinâmica participativa e colaborativa, própria das novas tecnologias de comunicação, assume também um papel nesta primeira edição do ano que a diretora por uma edição quer aberta às ideias de quem nos lê.
A forma de participação é simples. Bastará preencher um formulário que pode abrir clicando nesta parte do artigo. Aí, poderá ser deixada a sugestão de slogan, capaz de motivar uma inovadora forma de encararmos Leiria. Posteriormente, as contribuições dos leitores serão reunidas num artigo, onde se procurará identificar, de forma colaborativa, os atributos que tornam Leiria única.
Para a edição de 2 de janeiro de 2025, enquanto diretora convidada, Maria Francisca Gama apontou um caminho de particular atenção para os jovens leirienses que brilham nas suas áreas de especialidade, procurando pistas sobre o que os leva para o mundo global e, eventualmente, as razões que condicionam o seu regresso.
A jovem escritora leiriense reforça a lista de personalidades que emprestaram a sua experiência e visão da região e do mundo, à direção da edição inaugural de cada ano, numa iniciativa do REGIÃO DE LEIRIA que arrancou há 15 anos.
Para além de novas perspetivas e olhares para a realidade, esta é uma experiência que tem enriquecido a capacidade do jornal se relacionar com a comunidade que serve. Desta feita, não esquecendo o papel ativo dos nossos leitores.
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