Um bom arranque, um erro no roadbook, uma hora perdida, um pequeno problema no carro e um furo. É assim que se pode resumir a etapa de hoje, domingo, de João Ferreira que foi 27º na etapa, mas manteve o 9º lugar na classificação geral entre os Ultimate.
A dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro arrancou na segunda posição, atrás do colega de equipa Guillaume DeMevius, para uma navegação marcada porterrenos rápidos e lentos e uma passagem pelas zonas mais montanhosas, num total de 419 quilómetros de especial, com partida e chegada em Al Duwadimi. Contudo, o piloto leiriense e o seu navegador depararam-se com uma falha no roadbook da prova e demoraram para encontrar o waypoint, aos km160.
“Seguimos o DeMevius e o Nasser e parámos lado a lado para trocar impressões. Estávamos totalmente perdidos. Mas a organização acabou por nos compensar esse tempo”, explicou no final, já depois da organização ter “devolvido” às equipas cerca de uma hora, uma vez que o engano prejudicou vários pilotos.
João Ferreira considerou que a “navegação foi realmente desafiante” e ao ultrapassar Guillaume “depois de ele ter um pneu furado”, foi obrigado a abrir pista, “uma experiência nova” e que “não foi fácil”. “Depois veio o caos da navegação, com o erro do roadbook. Seguimos o DeMevius e o Nasser e parámos lado a lado para trocar impressões. Estávamos totalmente perdidos. Mas a organização acabou por nos compensar esse tempo, o que nos permite salvar o 9.º lugar à geral. Depois disso ainda perdemos cerca de 20 minutos devido a um problema pequeno no nosso Mini que acabámos por reparar e também um furo. Não foi um dia perfeito, mas conseguimos acabar a etapa.” afirmou o piloto.
Ricardo Porém e Nuno Sousa não cumpriram hoje a etapa, uma vez que só completaram a etapa 6 às 9 horas deste domingo e foram “forçados a abandonar”. Partem na etapa de amanhã, segunda-feira, em Dakar Experience, ou seja, extra-competição.
A caminho da capital da Arábia Saudita, amanhã, os pilotos enfrentam mais uma especial agitada e variada que liga Al Duwadimi a Riyahd, com 487 km de especial e 250 km de ligações.