João Ferreira parece estar a encontrar a fórmula certa para a concretização dos seus objetivos em mais uma edição do rali Dakar.
O piloto leiriense, de 25 anos e campeão do mundo de bajas, foi oitavo classificado na etapa 8, que terminou em Riyahd, realizando mais 6m42s do que o vencedor e líder, Henk Lategan.
“Bom ritmo e um P8 na especial! Resultado dentro dos nossos objetivos para o que resta deste Dakar! Chegamos a Riyahd dentro do top10 e com mais uma boa exibição! Daqui em diante os dias prometem ser ainda mais duros e com muita areia”! Contamos com o vossos apoio!”, partilhou o piloto nas redes sociais.
Com este desempenho, a dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro segura o 9º lugar na geral, na categoria Ultimate, quando faltam quatro etapas para terminar o Dakar 2025.
Quem voltou a não ter um dia bom foi a dupla Ricardo Porém/Nuno Sousa. Depois dos problemas que a afastou da possibilidade de terminar o Dakar, a dupla de Leiria decidiu continuar em prova na vertente Dakar Experience. Contudo, voltou a ter problemas no MMP, que só foram resolvidos graças às competências do navegador, em mais uma história para contar aos netos.
“No km 394 da etapa de hoje, enfrentamos um desafio inesperado: a coluna de direção do nosso veículo partiu-se enquanto estávamos a realizar mais uma etapa regular, mantendo-nos sempre dentro do top 10. A situação poderia ter comprometido toda a nossa corrida, mas foi nesse momento crítico que o Nuno, mostrou todo o seu talento e engenho. Com a habilidade digna de um verdadeiro MacGyver, o Nuno encontrou uma solução criativa para que conseguíssemos percorrer os cerca de 30 km até ao asfalto mais próximo. Essa ação não só nos permitiu continuar na competição, mas também reforçou a nossa determinação. Após chegarmos ao asfalto, a assistência veio ao nosso encontro, pronta para realizar as reparações necessárias e garantir que estávamos prontos para seguir rumo a Riyahd”, afirmou Ricardo Porém.
Amanhã, terça-feira, os pilotos saem de Riyahd para Haradh, para cumprir 589 km, dos quais 357 são cronometrados.