Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Saúde

“Verdades e mitos sobre a demência” em destaque na Marinha Grande

Projeto Café Memória dinamiza sessões mensais em vários concelhos, para pessoas com demência, familiares e cuidadores. A participação é aberta e gratuita.

Sessão deste mês realiza-se excecionalmente no Museu Joaquim Correia

A próxima sessão do Café Memória da Marinha Grande tem excecionalmente lugar no Museu de Joaquim Correia, este sábado, dia 18, entre as 10 e as 12 horas.

“Verdades e os mitos sobre a demência” é o tema da iniciativa, dinamizada por Rita Santos, da associação Alzheimer Portugal, e aberta gratuitamente a doentes, familiares e cuidadores.

Segundo Catarina Coelho e Ana Fonseca, do Projeto Insaniam (promotor do Café Memória da Marinha Grande), a demência define-se como “uma diminuição (lenta e progressiva) da função mental, que afeta as capacidades intelectuais (como pensar, memorizar, aprender) bem como a interação social do indivíduo”.

Já a doença de Alzheimer, “forma mais comum de demência”, caracteriza-se, segundo a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer (APFADA), por “uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas, como a memória, atenção, linguagem, pensamento, entre outras”.

182.000

A Alzheimer Europe estima em cerca de 182 mil o número de pessoas com demência em Portugal, e entre estas 130 mil a 132 mil pessoas com Alzheimer. Em 2017, Portugal era o 4º país da Europa com mais casos de doença de Alzheimer por cada mil habitantes

“É uma doença neurodegenerativa, uma vez que provoca a morte de células cerebrais, em determinadas partes do cérebro, bem como a destruição das conexões entre estas”, esclarece ainda a equipa, em comunicado, acrescentando que, “tais anomalias se desenvolvem em todas as pessoas à medida que envelhecem”, mas são “muito mais frequentes em pessoas com a doença de Alzheimer”.

Esta patologia representa entre 60 a 70% de todos os casos de demência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que perspetiva que o número de doentes – estimado em 47,5 milhões em todo o mundo – triplique até 2050, alertam ainda Catarina Coelho e Ana Fonseca, alertando para a importância de sensibilizar a população para a doença.

Na Marinha Grande, o Café Memória realiza-se no terceiro sábado de cada mês, habitualmente na Associação Cultural e Recreativa da Comeira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.