Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Desporto

Portugal começa mundial de andebol a vencer e Pedro Portela é o melhor marcador

Jogador chegou ontem aos 150 jogos pela seleção nacional, naquele que é o seu terceiro mundial da carreira.

Sasa Pahic Szabo / kolektiff

Começou da melhor maneira a participação de Portugal no mundial de andebol, com uma vitória diante dos Estados Unidos da América, esta quarta-feira, por 30-21, e Pedro Portela como o melhor marcador.

O leiriense está a realizar o seu terceiro mundial consecutivo, acompanhando o percurso da seleção nacional de andebol masculino nas competições internacionais, e chegou ontem às 150 internacionalizações, com 502 golos pela seleção nacional.

Os “Heróis do Mar” realizaram o primeiro jogo da fase de grupos em Oslo, na Unity Arena, com uma exibição segura.

Para o primeiro jogo do Mundial, Portugal apresentou um 6:0 defensivo e duas trocas defesa-ataque, com Rui Silva e Martim Costa a desempenharem apenas funções ofensivas.

Os EUA abriram o ativo mas a resposta foi pronta e eficaz: um parcial de 5-0 lançou Portugal para uma primeira liderança e com uma margem relativamente confortável nos primeiros nove minutos (5-1). Nesta altura, o desempenho defensivo de Portugal, com Diogo Rêma Marques a somar também duas defesas, era a chave do sucesso.

Com 19 minutos decorridos, Portugal liderava por 10-4 na maior diferença registada desde o início da partida, altura em que apareceu o primeiro time-out da partida.

Após a paragem, os EUA conseguiram ganhar uma pequena injeção de moral quando reduziram para 11-6. Aos 25’ foi a vez de Paulo Pereira parar o jogo, depois de um crescimento maior dos norte-americanos, com algumas responsabilidades do guarda-redes Pal Merkovszky. Perto dos 27’ aparecia a primeira vantagem de sete golos (14-7).

Na segunda metade foram a jogo os pontas Leonel Fernandes e António Areia, o último que viu uma exclusão após apenas três minutos, quando Portugal vencia por 16-10. Os “Heróis” não se deixaram afetar e aumentaram a diferença para uns inéditos oito golos (20-12), ainda antes dos 40 minutos. Nesta altura, Diogo Rêma Marques e Pal Merkovszky já contabilizavam mais de cinco defesas cada.

Mais tarde, Portugal chegou aos nove golos e voltou à carga por António Areia que marcou o golo que colocou as duas seleções separadas por 10 golos (30-20), aos 57 minutos. No final, o triunfo foi alcançado por nove golos (30-21)

Pedro Portela foi eleito o melhor marcador, com sete golos (78% de eficácia), e Martim Costa, com o mesmo número de golos – 7 (64% de eficácia) foi o MVP.

No final, o ponta leiriense disse estar contente com a vitória. “Entrámos como queríamos, fortes, a defender bem e a contra-atacar e a sermos eficazes. Depois, abrandámos um bocadinho o ritmo defensivo e eles aproximaram-se e não conseguimos dilatar mais a vantagem, que era um passo importante para nós, para não os deixar acreditar. Temos uma seleção com qualidade, os jovens que vieram estão a responder e estamos focados nos próximos jogos”, disse.

Sexta-feira, dia 17, o adversário de Portugal será o Brasil (17 horas, com transmissão na RTP2) e, domingo, dia 19, o último jogo da fase de grupos será com a Noruega (19h30, RTP2), um dos três países anfitriões da prova.

Mas o ponta direita não é o único representante da região no Mundial de andebol masculino, que até 2 de fevereiro, vai animar as atenções desportivas também na Croácia e Dinamarca, naquele que é a primeira vez na história que a prova decorre em três países.

Aos 62 anos, o treinador Jorge Rito vai comandar a seleção de Cabo Verde no grupo G, onde tem como adversários Cuba, Eslovénia e Islândia. Esta é a primeira vez que o técnico alcobacense participa num mundial. O primeiro jogo está marcado para esta quinta-feira, com a Islândia.

Também João Eduardo Marques, enquanto adjunto da seleção do Egipto, faz a sua estreia na competição. O leiriense esteve a acompanhar a seleção egípcia nos Jogos Olímpicos de Paris e está na estrutura que quer disputar um lugar de destaque no grupo H, com Croácia, Argentina e Bahrein. No primeiro jogo da fase de grupos o Egipto venceu a Argentina. Amanhã, sexta-feira defronta o Bahrein.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados