A vice-presidente da Câmara do Bombarral renunciou ao mandato no início do mês, dois anos após ter sido eleita pela primeira vez, confirmou a própria à agência Lusa.
“Renunciei ao mandato por motivos pessoais”, disse Joana Patuleia (PSD), recusando dar mais esclarecimentos.
Em declarações à Lusa, o presidente da câmara, José Manuel Vieira (PSD) elogiou a “eficácia e dinâmica” da sua colega. “Foi uma enorme perda, pelo que não posso deixar de manifestar a gratidão e apreço pelo trabalho desempenhado por si”, afirmou.
A autarca tinha a seu cargo os pelouros da Cultura, Ação Social, Habitação Social, Recursos Humanos, Qualidade Municipal, Associativismo e Coletividades, Juventude e Tempos Livres, tendo assumido o cargo de vice-presidente nos últimos dois anos.
José Manuel Vieira disse que vai assumir “a maior parte dos pelouros” e vai indicar em breve qual dos outros dois vereadores do PSD (Nuno Mota ou Lúcia Pouseiro) vai assumir o cargo de vice-presidente.
O autarca disse que Margarida Barreiros Duarte entra para vereadora, depois de ter sido sexta na lista candidata à câmara, na qual Joana Patuleia seguia em terceiro lugar.
Joana Patuleia volta agora a desempenhar funções na Direção-Geral dos Serviços Prisionais, onde é quadro superior.
A lista encabeçada por José Manuel Vieira candidatou-se pela primeira vez à câmara em 2009. O PSD ganhou por maioria absoluta, ao contrário dos mandatos anteriores.
Desde as últimas eleições autárquicas que o executivo municipal é composto por quatro elementos do PSD e três do PS.
Lusa