Arrancou esta semana a construção do novo edifício do Hospital São Francisco, em Leiria. O projeto, anunciado em março de 2022, contempla a expansão dos serviços que o grupo Sanfil Medicina já presta em Leiria, de modo a “responder à crescente procura” dos cuidados de saúde por parte da população local.
O edifício norte, a construir nas traseiras do atual hospital, por cima da zona de estacionamento, prevê um novo bloco operatório, com três salas cirúrgicas, serviço de internamento com 42 camas, serviços de farmácia e aprovisionamento. A construção terá quatro pisos, incluindo estacionamento para 250 lugares.
Segundo adianta a Sanfil em comunicado, a infraestrutura “incorporará as mais recentes inovações tecnológicas, proporcionando um ambiente moderno e funcional para utentes e profissionais de saúde”.
Entretanto, para facilitar o acesso ao hospital enquanto decorrem as obras, o grupo disponibiliza um serviço de transporte gratuito para utentes e acompanhantes, colaboradores e fornecedores. Para o efeito, um mini-autocarro circulará de segunda-feira a sábado, entre o estádio municipal e a unidade hospitalar, com partidas a cada 15 minutos.
Este projeto sucede à inauguração da unidade de diálise da Nefrovida, em fevereiro do ano passado, e da nova unidade de ambulatório no edifício nascente, em dezembro de 2022.