Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Sociedade

Concelhia do PS aprova recandidatura de Gonçalo Lopes à Câmara de Leiria

Referindo que, neste momento, ainda é prematuro elencar as prioridades para um próximo mandato, Gonçalo Lopes frisou, contudo, que a missão “mantém-se clara”.

foto do presidente da Câmara de Leiria Gonçalo Lopes numas das pontes sobre o rio Lis existentes no percurso polis
Foto: Joaquim Dâmaso

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Leiria aprovou, esta quinta-feira, por aclamação, a recandidatura de Gonçalo Lopes à presidência da Câmara Municipal de Leiria nas eleições autárquicas de 2025.

A proposta, previamente aprovada por unanimidade pelo secretariado do PS Leiria a 14 de janeiro, foi agora formalmente ratificada pela estrutura concelhia.

“A liderança de Gonçalo Lopes tem sido amplamente reconhecida, destacando-se pela sua visão estratégica para o concelho, pela proximidade com os cidadãos e pela capacidade de concretizar projetos estruturantes para Leiria”, frisa a concelhia.

Segundo a presidente da concelhia, “essas qualidades são amplamente reconhecidas pelos 15 presidentes de junta de freguesia do concelho de Leiria eleitos pelo Partido Socialista. Em múltiplos diálogos com o secretariado do PS, expressaram de forma inequívoca o seu apoio à recandidatura, destacando atributos essenciais como o profundo conhecimento das freguesias, a proximidade genuína com as pessoas e as suas realidades, a dedicação incansável, a competência demonstrada no exercício das funções, a capacidade de diálogo e motivação, bem como a sua visão estratégica para o futuro do concelho.”

Anabela Graça defende ainda que o concelho “registou um evidente crescimento económico” sob a liderança de Gonçalo Lopes, que “melhorou a conectividade urbana e implementou políticas ambientais sustentáveis”.

“Leiria destacou-se pela inclusão cultural, inovação com soluções de Smart City e reforço da rede de apoio médico (projeto Bata Branca) e educação. O forte investimento e proximidade às freguesias garantiu um desenvolvimento equilibrado e coeso por todo o concelho”, elenca a presidente.

Numa declaração escrita enviada à agência Lusa, Gonçalo Lopes expressou satisfação pelo voto de confiança, que considerou “um reconhecimento muito positivo” do trabalho desenvolvido.

“Sinto que os leirienses, na sua generalidade, valorizam este percurso e desejam que seja dada continuidade à nossa estratégia de desenvolvimento do concelho”, salientou o candidato.

Referindo que, neste momento, ainda é prematuro elencar as prioridades para um próximo mandato, Gonçalo Lopes frisou, contudo, que a missão “mantém-se clara” e passa por “promover o crescimento sustentável de Leiria, melhorar, de forma transversal, a qualidade de vida da população e continuar a afirmar” o concelho como um dos mais dinâmicos e atrativos do país.

Natural de Leiria, Gonçalo Lopes tem 49 anos. Estudou em Leiria até ao ensino secundário, tendo feito em Lisboa a licenciatura em Economia. Trabalhou como gestor e consultor nas áreas dos seguros, turismo, agricultura e projetos de investimento comunitários. Foi ainda professor do ensino superior.

Desempenhou também o cargo de diretor regional do Instituto Português da Juventude e foi adjunto no Governo Civil de Leiria. Integra o executivo da Câmara de Leiria desde 2009. Como vereador assumiu várias pastas, como a educação, desporto, desenvolvimento económico e cultura.

Desde 26 de agosto de 2019 é presidente da Câmara de Leiria, sendo igualmente presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Nas eleições autárquicas de 2021, Gonçalo Lopes liderou, pela primeira vez, a lista do PS ao município, com o partido a manter oito dos onze mandatos.


Secção de comentários

  • VP disse:

    Muito bom. Digamos então que quem se tornar o próximo Presidente da Câmara Municipal terá que colocar na sua agenda alguns compromissos obrigatórios como: 1) o restabelecimento do respeito pelas regras básicas de trânsito, hoje abandonado a si mesmo, 2) maior atenção à segurança dos cidadãos residentes, cada vez mais ameaçados por infiltrações descontroladas, 3) a recuperação das centenas de apartamentos e lojas abandonadas antes da construção de novos, 4) o despertar de um sentimento de respeito mútuo ausente ou esquecido por parte de um cidadão desiludido, muitas vezes confuso por um rio de palavras. Um empreendimento digno de grandes figuras institucionais, bom trabalho..

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados