Um homem de 36 anos foi ontem detido pela PSP de Leiria para cumprir uma pena de três anos e seis meses de prisão por violência doméstica, após decisão judicial que revogou uma suspensão de pena, antes aplicada.
Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP explicou que o tribunal tinha dado ao detido “todas as possibilidades de cumprimento de um plano de reinserção”, na sequência de um crime de violência doméstica, cometido sobre a sua ex-companheira, de 40 anos, em 2022.
Na altura dos factos, e ainda de acordo com a nota da PSP, a vítima relatou que “ocorreram diversos episódios de violência, com puxões de cabelo, apertos de pescoço e murros e pontapés em várias partes do corpo”.
No entanto, o homem não cumpriu o plano estabelecido pelo tribunal, faltando às convocatórias da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, “sem apresentar qualquer justificação pelas faltas”.
“Por decisão transitada em julgado, em 16 de janeiro, foi-lhe revogado o período de suspensão de execução da pena e determinado o cumprimento de três anos e seis meses de prisão”, afirmou a PSP.
O detido, que ficou ainda sujeito à pena acessória de proibição de contacto com a vítima, foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Leiria por elementos da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial daquela cidade.