Com 93 quilos, o concelho da Marinha Grande lidera a região de Leiria no indicador de recolha seletiva por habitante. Os dados reportam-se ao ano de 2023 e foram revelados a semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística.
Entre os dez concelhos que fazem parte da Região de Leiria, a Marinha Grande volta a consolidar a liderança neste indicador, subindo de 91 quilos no ano anterior, para 93 quilos por habitante, depois de, em 2021, se ter ficado pelos 86 quilos de lixo saído da recolha seletiva por cada um dos habitantes do concelho.
Com 86 quilos de resíduos urbanos recolhidos seletivamente por habitante, Pombal é o segundo da região, seguido por Leiria, com 74 quilos.
No entanto, nem a Marinha Grande nem qualquer outro dos dez concelhos da região consegue atingir o valor médio nacional, cifrado em 123 quilos por habitante, em 2023. No distrito de Leiria, apenas os concelhos da zona oeste – e que não integram a Região de Leiria – apresentam valores próximos da média nacional: Óbidos (107 quilos) e Nazaré (116).
Peniche, por sua vez, destaca-se por superar todos os restantes do distrito, atingindo marcas superiores ao dobro do melhor concelho da Região de Leiria, ultrapassando igualmente a média nacional. No ano de 2023, em Peniche, registaram-se 193 quilos de resíduos urbanos recolhidos seletivamente por habitante, ainda assim descendo dos 197 quilos de 2022.