No próximo sábado, dia 22, a Câmara de Pedrógão Grande, em estreita colaboração com a Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio do Lugar da Picha, inaugura a Rota da Picha e do Resineiro.
Trata-se de um percurso circular, com partida na Estrada Nacional nº2 e com duração de aproximadamente duas horas. Com 3 km de extensão e um grau de dificuldade fácil, tem desníveis pouco significativos e pode ser feito todo o ano.
Segundo descreve o Município, será um dia “repleto de animação, convívio e tradição, com atividades para todas as idades”.
O programa arranca pelas 14 horas com a inauguração da rota, seguindo-se a abertura de um mercadinho de produtos locais e artesanato.
Às 15 horas há que “dar corda aos sapatos” e percorrer a nova Rota da Picha e do Resineiro, “promovendo o espírito competitivo e de amizade”, segue-se um torneio de chinquilho. A animação não poderia faltar, com a música a cargo do organista Nuno Pereira e da artista Rosinha.
A rota integra um projeto apoiado pela medida 10 Leader – Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, focado na valorização do património cultural imaterial, que prevê a recolha de testemunhos sobre a prática da resinagem, a recriação a atividade de extração da resina, a recuperação de utensílios tradicionais para extração da resina a dinamização de ações de promoção da floresta autóctone e ordenamento florestal e a elaboração de material divulgativo e promocional da rota.
A aldeia da Picha está ligada à atividade de resinagem – recolha da resina do pinheiro-bravo (Pinus pinaster) – que, durante muito tempo, foi a principal atividade económica do concelho.
Segundo relatos históricos, nesta aldeia houve uma fábrica de piches, os púcaros que recebiam a resina do pinheiro, o que se julga estar na origem do nome da aldeia.