A partir do primeiro trimestre do próximo ano, os níveis de ruído e dos campos eléctricos e magnéticos registados junto à subestação eléctrica do Celeiro, Batalha, vão passar a estar disponíveis em tempo real, através da internet.
A medida foi acordada entre a Câmara da Batalha e a REN (Rede Eléctrica Nacional). Trata-se de um dispositivo recente, desenvolvido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A Batalha prepara-se para receber um dos três dispositivos existentes no país. António Lucas, presidente da Câmara da Batalha, explica que esta medida surge depois de diversos contactos com a REN para assegurar que fosse possível aferir o impacto da subestação na qualidade de vida das populações vizinhas.
O enclausuramento dos transformadores da subestação está concluído, bem como a substituição de alguns componentes: medidas que visavam diminuir o ruído, motivo de queixas por parte da população.
Agora surge a indicação de que o dispositivo de medição entrará em funcionamento no próximo ano. As medições serão disponibilizadas num portal e também no site da Câmara da Batalha, indicando eventuais violações dos intervalos legais.
“Esta é uma medida importante pois permite introduzir transparência neste processo”, entende o autarca.
(Notícia publicada na edição em papel de 9 de Dezembro de 2011)