Porque “não é possível pensar em desenvolvimento sem cultura”, a Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI) e a livraria Arquivo juntam esforços num ciclo de conferências que convida à reflexão com especialistas em três fins de tarde. “Diálogos – Território(s) e cultura” junta um convidado externo e uma personalidade da região, cruzando perspetivas abrangentes com visões que remetem para o local.
O ciclo arranca esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, convidando a pensar o património construído, “tendo em conta que esta região, num raio de 40 kms, tem três monumentos de valor universal e excecional reconhecidos pela UNESCO que atraem anualmente centenas de milhares de visitantes”, nota Joaquim Ruivo, da direção da ADLEI e diretor do Mosteiro da Batalha.
O presidente do conselho de administração da Museus e Monumentos de Portugal, entidade pública que tutela 37 equipamentos culturais, conversará com Saul António Gomes, historiador e investigador de referência, natural de Leiria.
A segunda sessão liga projetos que, “em dimensões diferentes, partilham afinidades”, casos de Serralves e da Villa Portela. “Todos teremos muito a ganhar em conhecer como Serralves se projetou com tal dimensão, bem como o que se perspetiva para a Villa Portela”, salienta Joaquim Ruivo.
A fechar, Leiria recebe dois investigadores que participaram na elaboração do Atlas Artístico e Cultural de Portugal e o professor João dos Santos, que vão abordar a “realidade e indicadores culturais da região”.
Programa
27 de fevereiro, 18h30
Alexandre Nobre Pais, presidente da Museus e Monumentos de Portugal, e o historiador Saul António Gomes debatem na livraria Arquivo “Património e valorização territorial”
27 de março, 18h30
A coordenadora do Serviço Educativo de Serralves, Inês Pina, e Rita Gaspar Vieira, artista plástica e diretora do Centro de Artes Villa Portela, falam na Arquivo sobre “As artes como instrumento de dinamização do território”
8 de maio, 18h30
Os investigadores do OPAC – Observatório Português das Atividades Culturais, Sofia Costa Macedo e Jorge Santos, e o professor da ESAD.CR, João dos Santos, abordam na livraria “O estado da cultura e das artes na região”