O Mercado Medieval de Pombal está de regresso entre sexta-feira e domingo com mais de 50 performances e atividades, que relembram a vida no século XII, durante o qual viveu o cruzado português e freire templário Gualdim Pais.
A programação, que este ano assinala 830 anos da morte de Gualdim Pais, arranca sexta-feira, dia 4, pelas 10 horas, com um desfile de Infantes pelas ruas da cidade. Às 16 horas, acontece a abertura oficial do mercado medieval, com a performance “D. Gualdim Pais e os seus homens de armas”, trovas e melodias medievais e “Dizeres de outras épocas”, em modo itinerante.
Ao longo dos três dias, haverá muitos momentos de música e dança medieval, a recriação do acampamento dos templários e mouros, exposição de instrumentos de tortura usados à época, recriação das tabernas e do vestuário. Haverá muita animação de rua, apresentação de contos e lendas, espaços de artesanato, tasquinhas e muitos jogos medievais, para todas as idades.
O certame concentra-se no Castelo de Pombal, mas há também iniciativas programadas para a zona envolvente, como o largo do Cardal.
As únicas atividades que carecem de inscrição prévia, até 4 de abril, são as visitas guiadas ao Castelo – “Visitas com História”. Os interessados devem enviar email para turismo@cm-pombal.pt. O mercado fecha portas no domingo, às 22 horas.
Durante o certame, há transporte grátis, de 30 em 30 minutos. Mais informações sobre o transporte e a programação aqui.
(Notícia atualizada às 18h41 de 2 de abril de 2025, com a inclusão de que a edição de 2025 celebra os 830 anos da morte de Gualdim Pais)