Colocar todas as equipas na I divisão é o grande objetivo da Associação de Basquetebol de Leiria (ABLeiria) para a edição deste ano da Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ).
As seleções distritais sub14 e sub16 – masculinas e femininas – voltam a rumar a Albufeira (Faro), de 9 a 13 de abril, para aquela que é considerada a maior competição desportiva para jovens no país.
“Queremos ter as nossas equipas todas no patamar máximo, no Top 8 nacional”, afirma Celso Casinha, diretor-técnico da ABLeiria. Para isso, as sub16 femininas têm pela frente a luta pela manutenção na I divisão, enquanto que as equipas sub 14, masculina e feminina, e a sub16 masculina vão jogar para a subida.
“Para isso temos de ganhar todos os jogos da fase de grupos, ficar em primeiro lugar, ir à final da II divisão e conseguir o título”, explica o responsável.
Este ano o distrito de Leiria participa com uma comitiva com mais de 70 pessoas, entre atletas, treinadores, organização e árbitros o que já o coloca, em termos de dimensão, “nesse patamar dos melhores”. Para Celso Casinha, resta “elevar a qualidade também a esse nível”, o que tem vindo a ser preparado ao longo dos últimos meses.
Além dos vários estágios e treinos semanais desenvolvidos – cerca de 35 -, as equipas participaram em torneios com algumas das seleções habitualmente no top nacional, como Lisboa, Coimbra, Setúbal, Braga ou Santarém.
Para além da componente competitiva, o evento é conhecido pelo convívio que promove entre amantes da modalidade.