“Gesto”, um filme que conjuga o português com a língua gestual, é exibido em Leiria, quarta-feira, dia 14 de março, no Teatro José Lúcio da Silva.
O elenco é composto por jovens surdos, e conta ainda com participações especiais de Alexandra Lencastre, Adriano Luz e José Raposo. O filme leva o espcetador a uma viagem ao interior da comunidade surda, numa história de amor e superação.
“Gesto”, de António Borges Correia, tem tido forte impacto junto da comunidade surda, seus familiares, professores e intérpretes, mas também junto dos “ouvintes”, pela sensibilização e pelo contraste entre dois mundos, de som e silêncio.
Trata-se da história de António, que tem 18 anos e é surdo profundo. Quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador, quer fazer filmes para todos, surdos e ouvintes. Ao mesmo tempo vive o primeiro amor com Irina, uma jovem surda, que não compreende o facto de António querer sair da escola e do país.
O filme foi apresentado na Gulbenkian e teve uma projeção no Doc Lisboa em outubro. Tem o apoio institucional da UNICEF, do Instituto Nacional para a Reabilitação e da Fundação Gulbenkian. Ganhou ainda um Galardão da Inclusão na categoria “Media”, iniciativa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria.
Em Leiria, para esta quarta-feira, está agendada uma sessão às 14h30, para escolas do 2º e 3º ciclos (bilhetes: 2 euros), e outra às 21h30 para o público em geral (4 euros).