A Câmara de Leiria está contra a pretensão da Direção Regional de Educação do Centro (DREC), que pretende encerrar, no concelho, dez estabelecimentos de ensino que têm menos de 22 alunos.
Em comunicado, a autarquia admite apenas o encerramento das escolas do 1º Ciclo da Ervedeira (Coimbrão) e de Marvila (Barreira) no próximo ano letivo.
Quanto às restantes oito, o vereador da Educação, Gonçalo Lopes, alega que a maioria das escolas de acolhimento não tem capacidade para receber mais alunos.
“Os alunos não beneficiariam de melhores condições de ensino-aprendizagem (físicas e pedagógicas), podendo ficar comprometida a execução do programa ‘escola a tempo inteiro’”, argumenta o vereador.
Em causa está, sublinha, o futuro dos alunos que frequentam as oito escolas do 1º Ciclo em causa: Alcaidaria, Memória, Boa Vista, Centro de Figueiras, Raposeira, Casal da Quinta, Moinhos de Carvide e Várzeas.
Segundo o município, a intenção de os manter em funcionamento tem o apoio dos Agrupamentos de Escolas a que os estabelecimentos de ensino em causa pertencem, juntas de freguesia e Conselho Municipal de Educação.
kkkkkkggkkkgk disse:
Lamento informar, mas a EB1 de Ervideira já encerrou a uns bons anos, estando lá a funcionar o JI de Ervideira.