O terceiro período começou com uma novidade para os 106 alunos da Escola Branca (nº1), em Leiria. O estabelecimento ganhou um piso novo para o recreio, o primeiro em 40 anos.
A obra, no valor de 6.028 euros, foi promovida pela associação de pais, satisfazendo um desejo há muito pretendido.
“As crianças brincavam na terra, enchiam-se de pó, sofriam de alergias e nos dias de chuva não podiam ir para o recreio por causa das poças”, explica Paula Rodrigues, presidente da associação de pais.
Para Nélson Cardoso, coordenador da Escola Branca, o novo piso veio “valorizar o espaço externo e a própria escola”.
“Nunca tinha sido feita nenhuma intervenção no recreio e esta veio dignificar todo o trabalho que tem sido feito ao longo dos anos. Somos a única escola no centro da cidade onde os alunos chegam de manhã, têm aulas, almoçam, brincam, participam em clubes e atividades de apoio à família sem saírem da escola. Os pais ficam descansados e nós, professores, também”, afirma.
O recreio não está, contudo, concluído e falta marcar os campos de jogos e montar as balizas.
“Gostávamos de ter balizas amovíveis, em vez das fixas, por questões de segurança, mas cada coisa a seu tempo”, diz a presidente da associação.
(notícia publicada na edição de 13 de abril de 2012)
MG
Rui Sampaio disse:
Excelente iniciativa, mas continua a existir, dentro do recinto do recreio um parque infantil completamente equipado mas vedado por uma rede ao qual as crianças não têm acesso.