É um autêntico jardim zoológico privado com 6.000 metros quadrados. Não acredita? Na Quinta dos Matos, no concelho de Leiria, vivem mais de 400 animais. Uma interminável lista de bichos da qual se destacam as aves. São mais de 40 espécies diferentes.
Anabela e Raul Matos estão casados há 26 anos e desde então o numero de animais tem vindo a crescer. As araras, que compraram já adultas, há cerca de 12 anos, são os bichos mais antigos.
Mas recuperemos o número 400. Tantos animais são capazes de dar algum trabalho e alguma despesa. “São, no mínimo seis horas de dois em dois dias. E mesmo no dia não, temos de gastar duas ou três horitas. No fim do mês são cerca de 500 euros gastos em ração”, conta Raul.
Dada a variedade e quantidade de animais, é preciso ter precauções. Oito cães, liderados por Átila, um imponente pastor alemão, encarregam-se da segurança. Os donos garantem que, sem a presença deles, não há ninguém que se atreva a entrar em casa.
Todos os animais estão legalizados pelo Instituto de Conservação da Natureza e, por isso, Raul deixa o conselho aos criadores: “O processo não é muito burocrático nem dispendioso. Ao cumprirem a lei estão a valorizar os animais e não correm o risco de ficarem sem eles”.
Leia mais na edição de 1 de junho de 2012.
Fotos: Joaquim Dâmaso