O desleixo e abandono são evidentes naquela que podia ser a “menina dos olhos” de Sismarias. A única salina interior da região está em Monte Redondo, Leiria, e em 2006 recebeu um investimento de 128 mil euros, num programa europeu de reabilitação de salinas tradicionais.
A intenção era boa (veja aqui imagens do projeto aquando da conclusão) mas desde a conclusão do projeto, em 2007, o espaço está ao abandono. Secções dos passadiços de madeira foram arrancadas ou queimadas, as cordas de proteção estão pelo chão, cortadas, e a vegetação toma conta de todo o espaço.
A situação tem sido denunciada nos últimos anos, mas o projeto das Salinas da Junqueira continua à deriva.
Agora, a Junta de Freguesia de Monte Redondo quer assumir a gestão do espaço e inverter o estado a que chegou aquele investimento.
A presidente, Céline Gaspar, realça o potencial da área, sobretudo para o turismo rural. “Desde que sou presidente, temos lutado para que as salinas passem para a responsabilidade da junta e não do município”.
A cedência está a ser negociada e Céline Gaspar espera conseguir um protocolo de comodato com um prazo alargado. “Foi-me dito que daqui a dois ou três meses estarão na nossa tutela”, refere, explicando que a falta de registo do terreno nas finanças está a atrasar o projeto.
Resolvido esse entrave, a junta divulgará as ideias para as salinas: “O espaço despertou o interesse de um empresário mas, por enquanto, ainda é muito cedo para avançar”, sublinha a autarca.
Leia a notícia completa na página 9 da edição de 15 de junho de 2012.