Está aberta a época das boas sardinhadas, mas celebrar os santos e festejar o Verão pode sair mais caro do que em anos anteriores, devido à escassez do pequeno pelágio que os portugueses tanto adoram.
Pescadores e governo mostram-se preocupados com as quantidades capturadas, que caíram para metade em 2012. Em Peniche, porto que recebe um décimo da sardinha apanhada em Portugal, a escassez “tem sido compensada com preços muito elevados”, um acréscimo de 30 a 40% face a 2011, de acordo com o presidente da Associação dos Armadores de Pesca do Centro, Humberto Jorge.
Na lota da Nazaré, a espécie foi comercializada a 2,55 euros por quilo, em média, de 4 a 8 de junho, cotação que compara com 1,82 euros por quilo no mês de junho do ano passado, segundo dados da Docapesca.
O volume de sardinha na zona centro diminuiu 53% entre 2002 e 2011, e 55% em toda a costa portuguesa, informa o Ministério da Agricultura e do Mar, um fenómeno que está relacionado com o aumento da temperatura da água, dizem os especialistas.
Leia a reportagem na íntegra na página 22 da edição de 15 de junho de 2012.