“Biblioteca Municipal de Maceira”. O nome intriga por ser aquela uma das freguesias do concelho de Leiria, mas é o que ostenta a placa que identifica um edifício inacabado, vizinho da EB 2,3/Secundária da Maceira.
A ex-futura biblioteca, iniciada há cerca de quatro anos, é uma das infraestruturas que está à espera que avance a construção do Centro Escolar da Maceira (CEM) para ser reconfigurada e utilizada.
Estimado em 1,8 milhões de euros, o CEM aguarda financiamento comunitário para avançar, apesar de já ter projetos de arquitetura e especialidades aprovados.
O concurso para construção foi aberto, mas a dificuldade em obter apoios da União Europeia pode adiar a adjudicação e construção, revela o vereador da Educação da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
A intenção da autarquia é avançar, quando possível, com a ampliação e remodelação da EB 2,3/S, concentrando parte do 1º ciclo e pré-escolar da freguesia, nomeadamente “escolas com reduzida população escolar e a funcionar em instalações degradadas e que não se adequam às valências da escola atual”, como os casos da EB1 Maceira 1 – Arnal, EB1 Maceira Lis, EB1 Pocariça, EB1 Cavalinhos,
EB1 Maceirinha e JI Arnal, JI Maceira, lê-se no documento caracterizador do CEM.
(Notícia publicada na edição de 27 de julho de 2012)